Pesquisar
 
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Cultura
Semana da Leitura em Famalicão. Moita Flores elogia iniciativa
    22-03-2011
Faça o download do Flash Playerpara ver este video.
    “O Plano Nacional de Leitura só faz sentido se houver professores, escritores, pais e autarcas empenhados na promoção do livro”. Foi desta forma que o escritor e autarca Francisco Moita Flores abriu, esta segunda-feira, a Semana da Leitura na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão. Moita Flores elogiou a iniciativa organizada pela autarquia famalicense considerando a “aposta na leitura como uma aposta decisiva no futuro do país”.

    De resto, o autarca de Santarém deixou algumas críticas ao Ministério da Educação, salientando a falta de atenção dos governantes na concretização deste Plano Nacional da Leitura. Autor de diversas obras literárias, nomeadamente romances policiais, Moita Flores falou para uma plateia composta por cerca de uma centena de alunos provenientes das escolas do concelho. Confessando-se um apaixonado pela leitura, o escritor realçou que “os livros são a nossa memória e uma pessoa sem memória é uma pessoa amnésica”. “Só podemos preparar o futuro com uma memória consolidada”, acrescentou.

    Moita Flores convidou os jovens “a ler muito e a amar os livros”, desafiando-os a sentir os cheiros dos livros e a entranhar-se nas suas histórias. Num discurso cativante, o escritor referiu ainda que “sem livros a nossa vida deixa de fazer sentido”. “É preciso amar os livros, como amamos a nossa vida pois não existem livros sem vida e não existe vida sem livros.”

    A cerimónia contou também com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, que destacou a aposta da autarquia na leitura. “Num trabalho partilhado pelas bibliotecas municipais e bibliotecas escolares procuramos chegar a todas as crianças e jovens do concelho, promovendo o gosto pela leitura e pelo livro”.

    A Semana da Leitura decorre até sexta-feira em 28 bibliotecas do concelho reunindo um conjunto diversificado de actividades. A iniciativa que tem como principal objectivo a promoção do livro e da leitura conta ainda com a apresentação de e-books, espectáculos de teatro, fóruns de leitura, cinema, exposições, feiras do livro e concursos de leitura, entre outras. A Semana da Leitura 2011 é uma iniciativa lançada pelo Ministério da Cultura, no âmbito do projecto Plano Nacional de Leitura.

    SEMANA DA LEITURA DAS BIBLIOTECAS DE VILA NOVA DE FAMALICÃO
    21 a 25 de Março | BIBLIOTECA MUNICIPAL CAMILO CASTELO BRANCO E PÓLOS DA BIBLIOTECA
    PROGRAMA

    Feira de livro
    Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e Pólo da Biblioteca de Riba de Ave

    Exposições
    VIII Concurso de Poemas Ilustrados
    Local | Sala de leitura infanto-juvenil

    2º Encontro Nacional de Ilustração
    Ilustração no Masculino com base no conto tradicional russo “A minha mãe é a mulher mais bela do mundo”.
    Local | Átrio principal da Biblioteca Municipal

    Sessões de Leitura
    Local | Pólos da Biblioteca de Riba de Ave; Lousado; Ribeirão e Joane
    Horário | a marcar com os pólos

    Bibliopoesia
    Neste espaço pretendemos dar uma ênfase especial à POESIA. Aqui podemos escrever, ouvir ou mesmo declamar poesia. Venha, o espaço é seu!
    Público – alvo | geral
    Local | Pólo da Biblioteca de Riba de Ave

    Árvore da Poesia
    Sarau cultural destinado ao público em geral.
    Esta actividade relacionada com a poesia pretende que cada participante “dê largas à imaginação” e escreva um poema para depois o vir declamar à Biblioteca. Este será colocado no final da apresentação na "Árvore da Poesia".
    Público – alvo | geral
    Local | Pólo da Biblioteca de Ribeirão

    Hora do Conto
    Livro | A Fada palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, de Luísa Ducla Soares
    Público – alvo | pré-escolar e 1º CEB
    Local | Pólo da Biblioteca de Riba de Ave

    21 de Março | Auditório da Biblioteca Municipal | 14h30
    Sessão solene de abertura da 2ª Semana da Leitura das Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão
    A sessão contará com a presença do Vereador da Cultura, Paulo Cunha, do escritor e autarca, Francisco Moita Flores e a participação, em pequenos momentos culturais, dos alunos da EB2,3 Júlio Brandão e da EB2,3 Dr. Nuno Simões.

    22 de Março | Sala de leitura infanto-juvenil | 10h00
    Era uma vez … as histórias deste mês!
    Livro | Pê de Pai
    Texto | Isabel Minhós Martins
    Ilustração | Bernardo Carvalho
    Editora | Planeta Tangerina
    Um pai é capaz de se transformar nas coisas mais incríveis: num tractor, num escadote, num colchão ou num esfregão... Um livro que olha de perto a relação de cumplicidade entre pai e filho. E que convida filhos e pais a descobrirem-se juntos ao virar de cada página.
    Público – alvo | pré-escolar e 1º CEB

    Auditório da Biblioteca Municipal | 14h30
    Dois dedos de conversa com …
    Elza Mesquita e Ana Maria Pereira
    Apresentação do livro “A história da baleia” com texto de Elza Mesquita e ilustrações de Ana Maria Pereira.
    Participação musical dos professores Ivo Machado e Rui Mesquita.
    Público – alvo | 1º CEB

    23 de Março | auditório da Biblioteca Municipal | 10h00
    Sessão de cinema
    Filme | Wallace & Gromit – Um caso do cacete
    Wallace e o seu fiel canino Gromit montaram um novo negócio no ramo da panificação. O negócio vai de vento em popa na Padaria, mas não é graças à habilidade de Wallace com a massa; alguém matou 12 outros padeiros da cidade. Não que Wallace esteja preocupado. Ele só tem olhos para Piella Bakewell. Enquanto eles se divertem, Gromit depressa se apercebe que a vida do seu dono está em perigo e decide investigar o caso.
    Ficha técnica
    Classificação | M/4
    Duração | 70 min.
    Realização | Nick Park
    Ano | Reino Unido, 2008

    Auditório da Biblioteca Municipal | 14h.30
    Conto dramatizado
    “A Escola das Letras”
    Pequeno conto dramatizado e dinamizado pelos alunos do Curso de Animação Sociocultural, da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado.
    Público – alvo | 1º CEB

    24 de Março | Sala de leitura infanto-juvenil | 10h00 e 14h30
    Fábrica de Poemas. Oficina de poesia visual
    Oficina realizada pela Pé de Mosca, Cooperativa de Design, Arte Gráfica e Formação (Guimarães)
    O que faz de um poema um poema? Os poemas são só para ser lidos? Os poemas são feitos só de palavras? E as palavras são feitas de quê?
    Nesta oficina, cada participante vai encontrar-se com a matéria de que são feitas as palavras: as suas formas e texturas, os seus sons e ritmos, descobrindo-lhes possíveis sentidos estéticos.
    Público-alvo | 1º CEB
    Duração | 90min.

    25 de Março | Sala de leitura infanto-juvenil | 10h00
    Bebéteca
    O Nabo Gigante
    (…) o velhinho, a velhinha, a grande vaca castanha, os dois porcos barrigudos, as quatro galinhas sarapintadas, os cinco gansos brancos, os seis canários amarelos e o ratinho esfomeado puxaram com mais força e o nabo gigante …
    Que será que lhe aconteceu? Vem descobrir o fim desta história, na nossa biblioteca.
    Duração | 30 /40 min
    Público-alvo | bebés e crianças até 2 anos
    Lotação | 12 crianças

    Auditório da Biblioteca Municipal | 14h30
    Recital Poético
    A Prima Poesia e a Primavera!
    A poetisa famalicense Maria do Sameiro Matos estará presente na Biblioteca Municipal para um recital poético, tendo como propósito a comemoração do Dia Mundial da Poesia.

    Pólo da Biblioteca de Riba de Ave | 21h30
    Chá de Poemas
    A Poesia é um mundo rico de emoções que sustenta o nosso ser, mas saboreada com um delicioso chá tornar-se-á ainda mais aprazível.
    Venha tomar um “Chá de Poemas” ao Pólo da Biblioteca de Riba de Ave.

Faça o download do Flash Playerpara ver este video.
21-03-2011 O escritor Moita Flores falou sobre a importância do livro, na abertura da II Semana da Leitura, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
Imagens FAMA TV
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
1232 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2012 | handmade by brainhouse